Cachorros


Existem varias raças de cães .
Por Ex:

Pinscher 
           




pinscher miniatura é uma raça de cão de porte pequeno, esbelta, com pelagem curta e densa. As cores são sólidas em várias tonalidades de marrom, e preto com marcas marrons bem nítidas nas maçãs do rosto, focinho, acima dos olhos, no queixo e garganta, nos dois lados do antepeito, metatarso, pernas dianteiras, patas, face interna das pernas traseiras e na região anal.
Morfologicamente, são cães semelhantes ao Dobermann, tendo ancestrais em comum, mas não sendo uma miniatura desta raça, como muitos pensam. O Pinscher tem somente um padrão de tamanho definido oficialmente : que é de 25 a 30 cm de altura, da cernelha (região onde as espáduas se encontram) ao chão. Quando ele ultrapassa 30 cm de altura, ou quando não atinge 25 cm, está fora dos padrões, o que pode desclassificá-lo para competições. A cabeça do pinscher também é menos alongada, e as orelhas são proporcionalmente maiores. É a menor raça de guarda classificada pela Federação Cinológica Internacional.
Pinscher miniatura castanho de aproximadamente 5 anos de idade

Criação e longevidade

Alguns criadores optam por cortar parte das orelhas e o rabo desses cães ainda filhotes, prática cada vez mais condenada em todo o mundo, exceto Estados Unidos. A cirurgia estética em cães já é proibida em alguns países. Em boas condições de criação, são bastante longevos, não raro ultrapassando quase 20 anos de vida.
As crias usualmente variam de 1 a 6 filhotes.
Os pinschers, por serem pequenos, são uma opção comum para moradores de apartamentos. São inteligentes e leais, embora tenham o instinto de cão de guarda e apresentem a tendência a latir para estranhos. É necessário o cuidado na convivência com crianças, pelo tamanho reduzido do animal, acidentes podendo acontecer pelo contato brusco ou brincadeiras não supervisionadas. Os Pinschers precisam ser acostumados com outros cães para evitar brigas, pois não obstante o tamanho reduzido e a pouca força física, poderão atacar animais muito maiores.
Têm tendência a obesidade, precisando de alimentação balanceada e controlada. Outra fragilidade é a propensão a acidentes pela ousadia combinada ao tamanho reduzido, devendo ser tomado cuidado com quedas. De maneira geral a raça é dotada de uma boa saúde e inteligência notável.

Pinscher miniatura
Cão da raça Pinscher Miniatura
Nome original
Zwergpinscher
Outros nomes
Miniature Pinscher
País de origem
Padrão FCI
Grupo: 2
Seção: 1
Tipo pinscher
Número #185 - 06/04/2000
Variedades
Vermelho-acastanhado até vermelho cor de cervo
Preto com marcas vermelho-acastanhadas

 Labrador






Retriever do Labrador (Labrador ou em alguns países de língua inglesa, Lab), é uma das mais conhecidas raças de cão. Notabiliza-se por sua amabilidade, inteligência e obediência. Devido a estas características, são frequentemente treinados para cães de caça, de assistência, como cães-guia ou de serviço. A raça Labrador é uma das mais populares em todo o mundo, em especial nos Estados Unidos e Europa.

A origem do nome "retriever"

O nome "retriever" deve-se ao facto de o Labrador ter como principal função a busca de caça abatida. Existem mais raças na família dos "retrievers", como, o Golden Retriever, o Toller (Nova Scotia Duck Tolling Retriever), o Curlie Coated Retriever, o Chesapeake Bay Retriever ou o Flat Coated Retriever.

Temperamento

Devemos lembrar que o comportamento tem base na genética e a educação do cão. Assim, vamos falar sobre como é o temperamento de um bom Labrador, oriundo de pais que correspondem ao que se espera da raça e que recebem uma educação cuidada e adequada, sem violência, mas também sem mimos excessivos.
Os Labradores são cães com bastante energia enquanto filhotes. Isso significa que eles são como crianças, e se deixados sozinhos com objetos perigosos por perto, irão fazer a sua "arte". Quando adultos, diminuem a actividade física espontânea, mas não perdem o espírito brincalhão e amigo, estando sempre dispostos a mais um passeio com o dono ou mais uma corrida com as crianças.
Como estão sempre dispostos a agradar o dono, aprendem facilmente a cumprir as mais diversificadas ordens ou realizar as mais diferentes actividades.
Adoram brincar e gostam muito de água, as crianças são a sua paixão protegendo-as lealmente até ao fim.
Um Labrador solitário não se desenvolve de forma saudável, os labradores da actualidade foram tornados cães de família, habituados a viver rodeados de gente à sua volta e a receber mil e um mimos diários.
Filhote de Retriever Labrador.
Labradores são cães de médio para grande porte. Pelo padrão, as fêmeas devem medir entre 54 e 56 cm na cernelha e os machos entre 56 e 57. A cernelha é o ponto mais alto do ombro, antes do pescoço. O tamanho é medido desse ponto até o chão. Labradores em boa forma (não gordos) pesam, em média, entre 37 e 42 quilos, dependendo do sexo e genética.
A pelagem é dupla: tem pelo (mais duro e comprido) e subpelo (que você vê abrindo a pelagem. Parece uma lãzinha curta, macia e de cor mais opaca). São encontrados em três cores: amarelos (variando do creme claro ao avermelhado da raposa), chocolates ou pretos. A cor tem que ser homogénea, e uma pequena mancha branca é aceita somente no peito, preferindo-se os inteiros de uma cor. O nariz, contorno dos olhos e lábios dos chocolates são marrons. Nos amarelos e pretos são pretos. Um nariz um pouco mais claro (não rosa, nem marrom… um preto desbotado) é aceito nos amarelos mais velhos ou durante frio intenso (nariz de inverno). Os olhos nas três cores devem ser castanhos, podendo ser um pouco mais claros (mas ainda castanhos) nos exemplares chocolates.
Labradores amarelos com nariz, contorno dos olhos e lábios, rosas ou marrons, são considerados despigmentados. Essa falha de pigmentação leva o cão a ser mais suscetível à problemas de pele, inclusive queimaduras dos raios solares (e isso pode levar ao câncer de pele). Portanto, os Labradores despigmentados, devem ser muito amados como cães de companhia, mas não devem se reproduzir, e o dono deve (obrigatoriamente) tomar cuidados adicionais, como somente expô-lo ao sol em horários específicos (de manhã ou bem à tarde) e passar protetor solar no nariz.
Filhote labrador.
As orelhas são pendentes, triangulares e médias.
O focinho deve ser médio e forte (largo). Os dentes se fecham em tesoura (visto de frente, os dentes de cima ficam logo à frente dos debaixo, sem espaços).
As costelas e o rabo são bem característicos. As costelas são bem largas e arredondadas. Como é um cão que foi feito para caçar em águas geladas, precisa de um bom pulmão. Por isso as costelas tem esse formato, que lembra o de um barril. Às vezes isso dá a impressão de se tratar de um cão gordo. Se você colocar a mão sobre as costelas e conseguir senti-las com certa facilidade, verá que o exemplar não está fora do peso e sim que tem as costelas corretamente arqueadas.
O rabo é um outro ponto importantíssimo. Ele serve de leme nas mudanças de direção enquanto está nadando. O rabo deve ser largo, relativamente curto (se puxado para baixo deve atingir, no máximo, o jarrete ("calcanhar") e reto. Rabos finos e curvados para cima não serviriam para a atividade original, e por isso, são penalizados nas pistas de exposição.

Labrador: um cão com mil ofícios!

À primeira vista o Labrador parece insignificante, mas tornou-se mundialmente popular com as suas características únicas. Consegue manter a sua serenidade mesmo no maior dos caos, tem uma capacidade de adaptação única e é muito dedicado à família.
Desde do princípio do século XX que os europeus reconhecem as qualidades deste cão allround! Recrutou na Primeira Guerra Mundial junto da aristocracia e dos caçadores, entregavam informações, transportavam medicamentos e procuravam subterrados.
Devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência começaram a ser usados como cães guia para cegos. Mas, sempre disposto a aprender revelou-se também, para descobrir os afogados debaixo de água e arrasta para terra as pessoas em perigo de naufrágio que entram em pânico, após avalanches, terremotos ou outras catástrofes naturais, procuram os soterrados.
Persistente e companheiro é preferido na polícia e nos serviços de alfândega. Para além de tudo isto continua a efectuar a sua tarefa de ajudante de caça, na procura de aves aquáticas.
A única coisa para a qual não é adequado é para cão de guarda, apesar de vigiar com grande atenção, dificilmente pode vir a ser um cão «mordedor», devido ao seu alto limiare de excitação e à sua falta de agressividade.

História

Labrador amarelo em competição de Agility .
Na planície de Terra Nova (Canadá) existiam alguns cães que trabalhavam com os pescadores tanto puxando redes de pesca, quanto buscando peixes que escapavam entre as redes.
Eram basicamente de dois tipos: um maior e mais peludo, outro menor e de pelagem mais curta, este também conhecido como Cão de Saint John.
Esse cães foram levados para o Reino Unido, e alguns caçadores de aves (especialmente patos) descobriram que poderiam utilizar algumas das características desses cães para criar uma raça específica para a função. Mantiveram, através de acasalamentos selecionados, características como a vontade de buscar objetos, o gosto pela água, a pelagem grossa e resistente, a boca "macia" (que carrega objetos sem danificá-los), a docilidade e a obediência. Os cães menores e com pelagem mais curta eram mais aptos ao trabalho, já que cabiam melhor nos barcos pequenos, eram mais fáceis de serem içados de volta à embarcação e a água não congelava entre os pelos, como ocorria com cães de pelagem mais longa.
Foram usados cães locais e cães de outras raças, além do Saint John. Eram selecionados os filhotes mais aptos ao trabalho.
Com isso chegou-se ao Labrador. No início, apenas os pretos eram reconhecidos. Como nasciam cães de outras cores nas ninhadas, alguns criadores se uniram e fundaram o Clube do Labrador Amarelo, que foi a segunda cor a ser reconhecida pelo TKC (The Kennel Club). Por último, reconheceram o chocolate, que também era comum, mesmo em ninhadas de pretos.
Assim, o local que originou a raça através da seleção é a Grã Bretanha. Apenas um conselho de criadores dessa localidade, sob aprovação do kennel club local, pode modificar as características descritas no padrão oficial.
Os labradores são excelentes companheiros e adoram estar perto dos humanos.

Genética de Cores

Labradores, um amarelo e um preto.
Exatamente para evitar filhotes despigmentados, os criadores devem estudar, além da saúde, temperamento e aparência dos pais (itens verificados antes de todos os acasalamentos nos canis sérios), a genética de cores dos pais.
Os Labradores pretos são dominantes. A genética é estabelecida por (A_C_).
Os chocolates são A_cc e os amarelos são aa_ _. Os amarelos despigmentados são cães totalmente recessivos (aacc) e tem grandes chances de apresentarem problemas de pele (inclusive câncer, como explicado no item "Aparência").
Para evitar, os acasalamentos recomendados são:
  • entre pretos puros: AACC - só nascerão filhotes pretos;
  • entre pretos (família amarela) e amarelos; a genética dos pretos pode ser AACC (preto puro) ou AaCC (preto com genética para amarelo); os amarelos devem ser aaCC. Nascerão filhotes pretos e/ou amarelos;
  • entre amarelos de genética aaCC; só nascerão amarelos;
  • entre pretos (família chocolate) e chocolates; a genética dos pretos pode ser AACC (puro) ou AACc (preto com genética para chocolate); os chocolates devem ser AAcc; nascerão pretos e/ou chocolates;
  • Entre chocolates com genética AAcc; nascerão somente chocolates.
Deve-se evitar todo o acasalamento que possa gerar um filhote que tenha gene


Retriever do Labrador
Labrador amarelo
Nome original
Labrador Retriever
Outros nomes
Labrador, Lab
País de origem
 Reino Unido (Onde a raça foi reconhecida)
Padrão FCI
Grupo: 8 - Cães recolhedores de caça ou Retrievers
Seção: 1




Doberman




Dobermann ou dobermane[1] é uma raça de cães muito utilizada para guarda de patrimônio (cão de guarda).

História

dobermann é uma raça relativamente recente, desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Dobermann e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Dobermann, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Louis Dobermann também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães "dos açougueiros" (ancestrais do Rottweiler), PinscherPastor AlemãoWeimaraner,Greyhound e o Manchester Terrier [2]. Contudo, Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção dodobermann e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Dobermann Pinscher em homenagem ao seu criador.
Dobermanns são muito usados na Polícia
Como era a intenção de seu criador, o dobermann é realmente um cão de grande coragem, inteligência e agilidade. Seu temperamento é equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e possui um grande instinto protetor e é considerado uma das melhores raças de cães de guarda [3]. É um cão muito sensível e muito inteligente, com facilidade de aprendizado[4] que é utilizado em diversas funções no mundo todo, desde cão policial e cão militar até cão guia (embora esta não seja sua maior aptidão). Contudo esta não é uma raça para qualquer dono, seu dono deve ser um justo e equilibrado e saber como se impor com paciência e suavidade.
Dobermanns são cães que precisam de exercício e espaço. Seu pêlo deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos. Cães desta raça podem estar sujeios à incidência de torção gástrica, por isso deve-se tomar cuidado com sua alimentação, e de atrofia progressiva da retina, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.


Características

Possui tamanho grande (aproximadamente 70 cm), construção quase quadrada, linhas elegantes, postura ereta e orgulhosa. É um cão muito forte e musculoso. Sua pelagem é simples, curta, dura, espessa e bem assentada. Pele retesada e aderente, enaltecendo sua modelagem seca e refinada. A cor varia entre preto, marrom escuro e azul (não aceita pelo padrão oficial FCI), com marcação castanho, claramente definida, isenta de pêlos pretos: no focinholábios; uma em cada bochecha e acima de cada olho; na garganta; duas marcas no antepeito; pernas e patas: na face interna das coxas e sob a cauda. Suas orelhas posicionam-se para cima.
Nos machos, a altura na parte mais alta do garrote é de 68 a 72 cm, enquanto nas fêmeas vai de 63 a 68 cm. O peso também é diferente: cerca de 40 a 45 kg para os machos e de 32 a 35 kg para as fêmeas.
Um dobermann relaxado
As fêmeas tendem a ser mais pacíficas, enquanto os machos tendem a ser mais agressivos. Mas, como em todas as raças, mais do que a genética, é o dono que molda a atitude do cão, não sendo de estranhar encontrar dobermann pacíficos e extremamente disciplinados.

Referências

  1.  Portal da Língua Portuguesa – Dicionário de Estrangeirismos
  2.  Alguns ainda sustentam que o Dogue Alemão e o Pastor de Beauce também fizeram parte da criação da raça dobermann
  3.  2ª colocação no ranking das melhores raças de cães de guarda
  4.  5ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren
  5. Dobermann
    European Dobermann.jpg
    Outros nomes
    Dobermann Pinscher
    País de origem
    Padrão FCI
    Grupo: 2
    Seção: 1
    Tipo pinscher
    Número #143 - 14/02/1994
    Variedades
    Preto com marcas vermelho-ferrugem
    Marrom com marcas vermelho-ferrugem
Teckel





O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugosmarmotas e outros animais que habitam buracos.
A raça também é chamada no Brasil popularmente de "lingüicinha" , "salsicha",por causa do seu corpo longo, e "dachshound", leitura errada do nome original em Alemão ( Dachshund). Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.


Se, no início, o Dachshund era um valente e destemido caçador, hoje deixou, em grande parte, de lado suas antigas atividades e transformou-se num animal de companhia. Em função do seu tamanho é uma excelente opção para o grande número de pessoas que mora em apartamentos especialmente porque aprende com facilidade os hábitos de higiene. Adapta-se bem a locais pequenos e não é do tipo destrutivo que rói os móveis e come as roupas.

Personalidade

Inteligente, esperto e bastante brincalhão, o Dachshund é também um excelente cão de vigia. Sempre atento, ao menor sinal de aproximação de estranhos late bastante. É um excelente companheiro para crianças e brinca mesmo depois de velho.Convive de forma tranqüila com outros animais e com outros cães mas não foge de uma briga caso seja provocado.
Alguns criadores garantem que existem diferenças de temperamento conforme o tipo de pelo, sendo que os de pêlos curtos seriam mais sociáveis e os pêlos duros mais agitados e até mesmo um pouco mais agressivos, mas isso não é comprovado nem mesmo consta do padrão da raça.
Outra característica importante da raça é sua independência, o que lhe valeu uma (talvez) injusta fama de desobediente. Na convivência em família ele é um excelente companheiro, gosta e respeita a todos, mas dedica-se a apenas uma pessoa que elege como dono.

Aparência

Um Dachshund normal tem em média de 6 a 9 kg, enquanto um miniatura varia e tipicamente pesa menos que 5 kg. Dachshunds modernos são caracterizados pelas suas pernas curtas, pele solta e peito tipo barril, atributos que foram deliberadamente adicionados à raça para aumentar a sua habilidade de entocar-se em espaços apertados. Eles têm três variadades de pêlo: liso, pêlo longo e pêlo duro; o Dachshund de pêlo duro é geralmente menor no comprimento do que os outros dois. Possui olhos de tamanho médio, ovais, inserção oblíqua, olhar esperto, expressão amistosa, jamais desafiadora. Cor castanho-escuro brilhante, puro ou avermelhado, válida para todas as cores da pelagem. H. L. Mencken disse "Um dachshund é meio-cão em altura, e um cão-e-meio em comprimento", sendo esta a sua maior fama.
Algumas pessoas confundem erroneamente os Dachshunds com os Basset Hounds, pela semelhança anatômica das raças. Criadores da raça costumam afirmar que "Dachshunds são grandes cães em embalagens pequenas".

Cor, Pelagem e Padronagem

Pelo Longo, Arlequim,Preto com Marcações


Pelagem ( Coat )

Ocorre no dachshund três tipos de pelagem. Pelo curto ( mais comum no Brasil) pelo longo e pelo duro. Vale lembrar que na Alemanha o pelo longo e pelo duro são a maioria e são raros os Dachshunds de pelo curto, preteridos por causa do frio mais rigoroso existente neste pais. Acredita se que a popularidade do Dachshund pelo curto no Brasil se deve ao fato de esta pelagem "soltar" menos pelos, sendo mais desejada para viver em espaços pequenos fechados, como casas de cidade e apartamentos.

Padronagem (pattern)

Das 10 padronagens existentes no mundo canino, seis ocorrem nos Dachshund. São elas: (1) Sólido, (2) sólido com marcações ( preto com marcação marrom claro, chocolate com marcação marrom claro, cinza ou isabella com marcação marrom claro), (3) Bicolor ou "Piebald", (4) Arlequim ou "Merle" (5) Tigrado ou "Brindle", (6) Javali ou "Wild Boar/Sable".

[editar]Cor ( color)

No Brasil, devido a um grande desconhecimento existente da raça, acredita se que o Dachshund tenha como cores somente Canela e o Preto com marcações. Afora a discussões emocionais sobre conceitos de certo e errado e a consequência destas escolhas, vamos expor aqui somente o que realmente acontece com base na distribuição genética dos individuos.
Cores: Existem 4 cores presentes nos Dachshunds, (1) Canela (2) Preto (3) Chocolate (4)Javali. Estas cores podem ser afetadas pela presença do gene de diluição, e exibirem fenotipos variados. (1) Canela pode variar de creme ate vermelho. (2) Preto ao ser diluido apresenta fenotipo cinza tambem chamado de azul. (3) Chocolate ao ser afetado pela diluição cão apresenta o fenotipo Isabella, cinza bem claro, similar a coloração presente em boa parte dos cães Weimaraner. (4) Javali também pode ser afetado na tonalidade pela presença da diluição. Qualquer cor pode estar presente em qualquer padronagem ou pelagem.


Temperamento

Um Dachshund
Dachshunds são cães leais, protetores, ciumentos, valentes, brincalhões, conhecidos pela sua propensidade em caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, o Dachshund é "amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro". O tipo de pêlo é muitas vezes considerado associado com as características no temperamento; a variedade de pêlo longo, por exemplo, é considerada ser menos agitada que os outros provavelmente pelo fato de sua ancestralidade com o Cocker para obter a sua característica cabeluda. Porém, alguns criadores de Dachshund de pêlo longo discordem desta afirmação. Por causa da característica de peito tipo barril, o latido do dachshund é normalmente alto. Costumam ser ciumentos com relação a seus adultos favoritos.
Dachshunds são ótimos nadadores.


Saúde

Dachshund de pêlo duro
A raça é e extremamente forte. Existe ocorrência de problemas na coluna vertebral, geralmente ocorrem quando o cão esta obeso ou tem hábito de subir e descer escadas. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correcto ajudam a prevenir estes problemas.


História

Alguns haviam teorizado que as raízes do Dachshund provém do Egito Antigo, onde gravuras foram feitas com cães de caça de pernas curtas. Mas na encarnação moderna, o Dachshund surgiu de cruzamentos de raças européias, e inclui elementos de hounds e terriers da Alemanha,França e Inglaterra. Dachshunds foram mantidos nas cortes reais em toda Europa, incluindo a da Rainha Vitória, que era particularmente apaixonada pela raça.
As primeiras referências verificáveis ao Dachshund vem de livros escritos no começos do século XVIII. Antes disso, existem referências à "cães-texugo" e "cães de buraco", mas elas provavelmente se referiam mais aos própositos do que à raça em específico. Os Dachshunds Alemães originais eram maiores que a variedades de hoje em dia, pesando entre 14 e 18 kg, e originalmente tinham as pernas mais compridas ao invés de pernas curtas (o Dachshund moderno descende de variantes mais recentes). Ainda que a raça era mais famosa para o seu uso em exterminar texugos, Dachshunds também foram geralmente usados para a caça de coelhos e raposas, para localizar cervos, e em grupos eram conhecidos por caçar animais grandes como javalis.


Curiosidades

Símbolo da Alemanha

Dachshund de pêlo curto
Dachshunds são tradicionalmente vistos como um símbolo da Alemanha. Durante a Primeira Guerra Mundial a popularidade da raça diminuiu bastante nos Estados Unidos (havendo inclusive relatos de Dachshunds sendo mortos em alguns pontos do país por essa associação com a Alemanha), e cartunistas políticos comumente usaram a imagem do Dachshund para ridicularizar a Alemanha. A cicatriz dessa associação foi revivida em menor extensão durante a Segunda Guerra Mundial, e rapidamente desapareceu junto com o fim da guerra. O marechal alemãoErwin Rommel era conhecido por ter Dachshunds.
O Dachshund, por sua associação com a Alemanha, foi escolhido para ser o mascote oficial dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique com o nome de Waldi. Foi o primeiro mascote olímpico oficial. A raça foi escolhida por representar os atributos requeridos para os atletas - resistência, tenacidade e agilidade. Waldi foi criado por Otl Aicher e modelado a partir de um cão real, um Dachshund de pelo longo nomeado Cherie von Birkenhof. A cabeça e cauda eram azuis e o corpo apresentava faixas com as outras cores olímpicas.
Dachshund do tipo Standart.


Corrida de Dachshund

Uma das curiosidades mais controversas que se criou recentemente é a presença dos eventos de corrida de Dachshund nos Estados Unidos da América. Alguns vêem a possibilidade de machucar a raça com o peso colocado na coluna espinhal dos cães.


Cofap

O Dachshund ficou mais conhecido do público brasileiro graças à uma série de propagandas feitas pela agência W/Brasil para a empresaCofap, que vendia suspensões para automóveis. As propagandas foram exibidas de 1989 a 1993, usavam um grande apelo emocional, mostrando o cãozinho em diversas situações (geralmente ajudando a família).
A primeira propaganda mostrava o cão e o produto comercializado (suspensão automotiva), devido às suas semelhanças. Depois disso, a agência investiu mais no conceito da propaganda. Uma mostrava-o tentando impedir que a família viajasse por causa dos amortecedores vencidos, se deitando na frente do carro. Também havia outra propaganda com o Dachshund descendo uma rua em um carrinho de rolimã. O slogan publicitário era: "o melhor amigo do carro e do dono do carro". A propaganda ganhou vários prêmios como no festival de Cannes.
Com isso o Dachshund caiu na cultura popular, passando a ser também conhecido também como "cofap" (talvez também por causa da dificuldade de se pronunciar Dachshund emportuguês), e até hoje as pessoas se referem à raça por este nome.


Dachshund ou Teckel
Dachshund de pêlo comprido
Nome original
Dackel
Outros nomes
Basset
Cofap
Salsicha Linguiça Dachshound
País de origem
Padrão FCI
Grupo: 04
Dachshunds
Número #148 - 13/03/2001
Variedades
De Cor:
Canela
Preto
Chocolate

Javali
De Pelagem:
Pelo Curto
Pelo Liso
Pelo Duro
De Padronagem:
Solido
Sólido com marcações
Bicolor

Arlequim

Tigrado

Javali
De tamanho:
Standard
Miniatura
Kaninchen
De pêlo:
Liso
Longo
Duro


Shitzu






O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São resultado do cruzamento do Lhasa Apso com o Pequinês.Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.

Aparência

Aspecto Geral

gostosinho fofinho, com cara do coruja, pulo de leão, e uma cavalgada ou até trotada como anda o shi-tzu em semelhança a cavalos, pelagem abundante, porte, distintamente arrogante com cabeça bem lembrando o crisântemo, de temperamento amistoso e independente, inteligente ativo e alerta.

[editar]Cabeça e Crânio

Cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pelos caindo sobre os olhos, bem separados, boa barba e bigodes. Os pelos crescendo para cima do focinho conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado peludo, sem rugas. Canal nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo podendo ser de cor fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem alertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são caractéristicas altamente indesejáveis.

[editar]Olhos

Grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, os olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.

[editar]Orelhas

Grandes, com lóbulos longos, portadas caídas inseridas, ligeiramente, abaixo da abóbada crâniana. Deve ser tão profusamente cobertas de pelo que se confundem com a pelagem do pescoço.

[editar]Boca

Larga, ligeiramante prognata inferior ou em torquês. Lábios de nível. Pescoço: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.

[editar]Anteriores

Ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo. Tronco: a distância, entre a cernelha e a raiz da cauda, é maior que a altura da cernelha.Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.

[editar]Posteriores

Membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Visto por trás, reto. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.

[editar]Patas

Arredondadas, firmes com boas almofadas plantares, parecendo grande pela pelagem abundante.

[editar]Cauda

De pelagem abundante, inserção e portes altos e largos, alcançando, aproximadamente, o nível alto do crânio, o que confere uma aparência equilibrada.

[editar]Pelagem

Longa, densa não cacheada, com um bom subpelo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam atados.

[editar]Peso e Altura

De 4,500 a 8,100 kg. O peso ideal é de 4,500 a 7,300 kg. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

[editar]Cor

Todas as cores são permitidas. Uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores. Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno; Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de côr sólida dourado, fígado, mogno, e preta.

[editar]Fator genético

Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se acasalarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês, do que o Shih-Tzu.
Tal característica é perceptível a partir dos 2 meses de idade. Acredita-se que esta característica genética seja herança do Spaniel do Tibete, que teria participado na formação do Shih Tzu, dando origem aos smooth coat. Algo semelhante acontece também com os Lhasa Apsos.
Uma filhote de Shih-tzu. A raça é conhecida pela mansidão e carinho.

[editar]Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito, muito preguiçosos, e quando o assunto é passear, caminham no máximo por 15 minutos e nunca esqueça de levar a água consigo. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentosobservados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso e nem destrói a casa.
O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.
Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas(e grandes) que querem um cão

[editar]Campeonato de Beleza

Um exemplar da raça Shihtzu preparado para Campeonato. Cão pertencente ao Canil Dirraus.
O Shihtzu é um cão que tem se destacado nas exposições oficiais organizadas pela CBKC, por ser um cão de extrema beleza e temperamento, nesses campeonatos são avaliados não só a beleza do exemplar, mas também o temperamento, que deve ser calmo e comportado, a movimentação deve ser elegante, dentre outros importantes itens, são julgados por juizes conceituados, pertencem ao Grupo Cães de Companhia, competindo de igual para igual com cães de grande porte, onde em muitas das vezes obtém classificações de primeiro lugar, sendo que em 2008, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, um exemplar da raça ficou entre os 5 melhores cães do Brasil, competindo com todas as raças.
As exposições são semanais em cada região do país, geralmente contam com a participação de 200 a 300 cães, onde apenas os bons criadores são bem sucedidos, pois o exemplar deve ser bem cuidado, mantendo assim sua pelagem impecável sem falhas, ser de uma boa linhagem genética, conseguindo assim estar acima dos concorrentes, demonstrando todas as suas qualidades. No Brasil, qualquer premiação em dinheiro é proibida, então os prêmios são troféus para as primeiras colocações. Mas o cão mais bonito conhecido é um Shih-tzu chamado Bono,ele tem até a Bono Alimentos e foi sucesso total no hit Cachorro Matador.

[editar]História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.
Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.
São problemas comuns à raça Shih-Tzu: hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e oftalmológicos.
A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada.
País de origem

Aparência

[editar]Aspecto Geral

gostosinho fofinho, com cara do coruja, pulo de leão, e uma cavalgada ou até trotada como anda o shi-tzu em semelhança a cavalos, pelagem abundante, porte, distintamente arrogante com cabeça bem lembrando o crisântemo, de temperamento amistoso e independente, inteligente ativo e alerta.

[editar]Cabeça e Crânio

Cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pelos caindo sobre os olhos, bem separados, boa barba e bigodes. Os pelos crescendo para cima do focinho conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado peludo, sem rugas. Canal nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo podendo ser de cor fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem alertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são caractéristicas altamente indesejáveis.

[editar]Olhos

Grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, os olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.

[editar]Orelhas

Grandes, com lóbulos longos, portadas caídas inseridas, ligeiramente, abaixo da abóbada crâniana. Deve ser tão profusamente cobertas de pelo que se confundem com a pelagem do pescoço.

[editar]Boca

Larga, ligeiramante prognata inferior ou em torquês. Lábios de nível. Pescoço: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.

[editar]Anteriores

Ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo. Tronco: a distância, entre a cernelha e a raiz da cauda, é maior que a altura da cernelha.Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.

[editar]Posteriores

Membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Visto por trás, reto. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.

[editar]Patas

Arredondadas, firmes com boas almofadas plantares, parecendo grande pela pelagem abundante.

[editar]Cauda

De pelagem abundante, inserção e portes altos e largos, alcançando, aproximadamente, o nível alto do crânio, o que confere uma aparência equilibrada.

[editar]Pelagem

Longa, densa não cacheada, com um bom subpelo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam atados.

[editar]Peso e Altura

De 4,500 a 8,100 kg. O peso ideal é de 4,500 a 7,300 kg. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

[editar]Cor

Todas as cores são permitidas. Uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores. Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno; Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de côr sólida dourado, fígado, mogno, e preta.

[editar]Fator genético

Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se acasalarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês, do que o Shih-Tzu.
Tal característica é perceptível a partir dos 2 meses de idade. Acredita-se que esta característica genética seja herança do Spaniel do Tibete, que teria participado na formação do Shih Tzu, dando origem aos smooth coat. Algo semelhante acontece também com os Lhasa Apsos.
Uma filhote de Shih-tzu. A raça é conhecida pela mansidão e carinho.

[editar]Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito, muito preguiçosos, e quando o assunto é passear, caminham no máximo por 15 minutos e nunca esqueça de levar a água consigo. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentosobservados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso e nem destrói a casa.
O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.
Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas(e grandes) que querem um cão

[editar]Campeonato de Beleza

Um exemplar da raça Shihtzu preparado para Campeonato. Cão pertencente ao Canil Dirraus.
O Shihtzu é um cão que tem se destacado nas exposições oficiais organizadas pela CBKC, por ser um cão de extrema beleza e temperamento, nesses campeonatos são avaliados não só a beleza do exemplar, mas também o temperamento, que deve ser calmo e comportado, a movimentação deve ser elegante, dentre outros importantes itens, são julgados por juizes conceituados, pertencem ao Grupo Cães de Companhia, competindo de igual para igual com cães de grande porte, onde em muitas das vezes obtém classificações de primeiro lugar, sendo que em 2008, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, um exemplar da raça ficou entre os 5 melhores cães do Brasil, competindo com todas as raças.
As exposições são semanais em cada região do país, geralmente contam com a participação de 200 a 300 cães, onde apenas os bons criadores são bem sucedidos, pois o exemplar deve ser bem cuidado, mantendo assim sua pelagem impecável sem falhas, ser de uma boa linhagem genética, conseguindo assim estar acima dos concorrentes, demonstrando todas as suas qualidades. No Brasil, qualquer premiação em dinheiro é proibida, então os prêmios são troféus para as primeiras colocações. Mas o cão mais bonito conhecido é um Shih-tzu chamado Bono,ele tem até a Bono Alimentos e foi sucesso total no hit Cachorro Matador.

[editar]História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.
Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.
São problemas comuns à raça Shih-Tzu: hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e oftalmológicos.
A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada.

Aparência

[editar]Aspecto Geral

gostosinho fofinho, com cara do coruja, pulo de leão, e uma cavalgada ou até trotada como anda o shi-tzu em semelhança a cavalos, pelagem abundante, porte, distintamente arrogante com cabeça bem lembrando o crisântemo, de temperamento amistoso e independente, inteligente ativo e alerta.

[editar]Cabeça e Crânio

Cabeça larga, redonda, profusamente peluda, com pelos caindo sobre os olhos, bem separados, boa barba e bigodes. Os pelos crescendo para cima do focinho conferem-lhe uma clara semelhança com o crisântemo. Focinho bem largo, curto, com cerca de 2,5 cm da ponta ao stop, reto, de nível ou levemente arrebitado, quadrado peludo, sem rugas. Canal nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta, podendo podendo ser de cor fígado, com pigmentação o mais homogênea possível. Narinas bem alertas, stop bem definido. Trufa inclinada para baixo ou pontuda são caractéristicas altamente indesejáveis.

[editar]Olhos

Grandes, redondos, escuros, inseridos bem separados, sem ser proeminentes. Expressão calorosa. Nos cães de cor fígado, ou com marcações dessa cor, os olhos mais claros são permitidos, desde que a íris cubra o branco dos olhos.

[editar]Orelhas

Grandes, com lóbulos longos, portadas caídas inseridas, ligeiramente, abaixo da abóbada crâniana. Deve ser tão profusamente cobertas de pelo que se confundem com a pelagem do pescoço.

[editar]Boca

Larga, ligeiramante prognata inferior ou em torquês. Lábios de nível. Pescoço: bem proporcionado, graciosamente arqueado, suficientemente longo, para portar a cabeça alta.

[editar]Anteriores

Ombros bem oblíquos, membros anteriores curtos, com boa musculatura e ossatura, tão retos quanto possível, compatíveis com o peito largo e profundo. Tronco: a distância, entre a cernelha e a raiz da cauda, é maior que a altura da cernelha.Bem compacto e forte. Peito largo e profundo. Ombros firmes. Dorso reto.

[editar]Posteriores

Membros curtos e musculosos, com boa ossatura. Visto por trás, reto. Coxas bem arredondadas e musculosas. Devem parecer volumosas, em virtude da pelagem abundante.

[editar]Patas

Arredondadas, firmes com boas almofadas plantares, parecendo grande pela pelagem abundante.

[editar]Cauda

De pelagem abundante, inserção e portes altos e largos, alcançando, aproximadamente, o nível alto do crânio, o que confere uma aparência equilibrada.

[editar]Pelagem

Longa, densa não cacheada, com um bom subpelo. Uma leve ondulação é permitida. Recomenda-se que os pelos da cabeça sejam atados.

[editar]Peso e Altura

De 4,500 a 8,100 kg. O peso ideal é de 4,500 a 7,300 kg. Altura máxima na cernelha, 26,7 cm. Tipo e características da raça são da maior importância e não devem ser preteridas pelo tamanho.

[editar]Cor

Todas as cores são permitidas. Uma faixa branca na fronte e na ponta da cauda são altamente desejadas nos particolores. Os Shih-Tzus existem em qualquer cor ou mescla de cores, mas é altamente desejado que os exemplares particoloridos tenham uma marca branca na cabeça. As cores mais comuns são os particoloridos branco e dourado, preto e branco, branco e fígado, branco e mogno; Os tricolores, que são mesclas das 3 cores, branco, dourado(marrom) e preto. Existem também os de côr sólida dourado, fígado, mogno, e preta.

[editar]Fator genético

Alguns Shih-Tzus têm um fator genético que faz com que, se acasalarem com outro Shih-Tzu com o mesmo fator, poder dar origem a filhotes conhecidos por smooth coat, cuja aparência lembra mais um mestiço de Chin Japonês com Pequinês, do que o Shih-Tzu.
Tal característica é perceptível a partir dos 2 meses de idade. Acredita-se que esta característica genética seja herança do Spaniel do Tibete, que teria participado na formação do Shih Tzu, dando origem aos smooth coat. Algo semelhante acontece também com os Lhasa Apsos.
Uma filhote de Shih-tzu. A raça é conhecida pela mansidão e carinho.

[editar]Temperamento

Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles, assim sendo muito, muito preguiçosos, e quando o assunto é passear, caminham no máximo por 15 minutos e nunca esqueça de levar a água consigo. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentosobservados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso e nem destrói a casa.
O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.
Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo. Ele é um ótimo cão para apartamento e para crianças pequenas(e grandes) que querem um cão

[editar]Campeonato de Beleza

Um exemplar da raça Shihtzu preparado para Campeonato. Cão pertencente ao Canil Dirraus.
O Shihtzu é um cão que tem se destacado nas exposições oficiais organizadas pela CBKC, por ser um cão de extrema beleza e temperamento, nesses campeonatos são avaliados não só a beleza do exemplar, mas também o temperamento, que deve ser calmo e comportado, a movimentação deve ser elegante, dentre outros importantes itens, são julgados por juizes conceituados, pertencem ao Grupo Cães de Companhia, competindo de igual para igual com cães de grande porte, onde em muitas das vezes obtém classificações de primeiro lugar, sendo que em 2008, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, um exemplar da raça ficou entre os 5 melhores cães do Brasil, competindo com todas as raças.
As exposições são semanais em cada região do país, geralmente contam com a participação de 200 a 300 cães, onde apenas os bons criadores são bem sucedidos, pois o exemplar deve ser bem cuidado, mantendo assim sua pelagem impecável sem falhas, ser de uma boa linhagem genética, conseguindo assim estar acima dos concorrentes, demonstrando todas as suas qualidades. No Brasil, qualquer premiação em dinheiro é proibida, então os prêmios são troféus para as primeiras colocações. Mas o cão mais bonito conhecido é um Shih-tzu chamado Bono,ele tem até a Bono Alimentos e foi sucesso total no hit Cachorro Matador.

[editar]História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.
Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.
São problemas comuns à raça Shih-Tzu: hepáticos, renais, displasia coxofemoral, coprofagia, alergias e oftalmológicos.
A pelagem longa requer escovação diária para livrá-la de nós e tosa adequada.
Shih-Tzu
País de origem
[Esconder]Características
[Esconder]Classificação e padrões
Grupo: 9
Seção: 5 - Cães do Tibete
Estalão: ##208 - 24/06/1987
Cão (Canis lupus familiaris)


Poodle




Poodle[Nota] (em francêscaniche e em alemãopudeln) é uma raça de canina oriunda da Alemanha. É considerada a segunda raça mais inteligente do mundo, de acordo com a listagem elaborada por Stanley Coren.[1] Historicamente, foi uma raça criada para trabalhar na água, tendo uma de suas tosas elaborada para diminuir o atrito e proteger contra o frio em suas áreas mais delicadas, como as pernas e o tórax. Por tempos os franceses reivindicaram a criação da raça. Todavia, referências mostram que sua origem é de fato alemã, embora tenha influenciado outras raças, como o barbet, de origem francesa. Fisicamente o tamanho do poodle varia entre o grande e o toy, tendo em seus exemplares maiores os mais bondosos, submissos e saudáveis, com a adenite sebácea sendo classifica como sua principal efermidade. As qualidades físicas do padrão standard o tornaram um bom cão de companhia para famílias que vivem em grandes áreas, como fazendas.[2]
As variantes menores - chamadas média ou miniatura e toy - existem desde dos idos de 1700, embora só tenham sido reconhecidas noséculo XX. Em alguns países reconhecesse ainda a variante anã, embora para alguns isso não faça muito sentido, já que o animal não é desproporcional. Cruzamentos artificiais mal elaborados durante a década de 1950 geraram uma má fama para estes caninos diminutos, o que passou a decrescer com o passar dos anos. Estas variações menores foram criadas para gerar cães de companhia cuja longevidade atinge os quase quinze anos, a maior, em média, entre todos os cães. Mais propenso a doenças que seu parente maior, pode sofrer com halitose, doenças periodontais, cegueira hereditária e catarata.[3]
Fisicamente o poodle varia entre os 32 e 2,5 kg, medindo de 25 cm a mais de 38. Sua pelagem apresenta variadas cores e pode ser encaracolada, cacheada ou ainda encordoada.[4] Ao passo que o adestramento da variante standard é considerado fácil para donos inexperientes, o dos menores, apesar de também ser fácil devido a sua inteligência, mostra-se um pouco mais desafiador.[2][3]
Entre os poodles mais famosos da sociedade humana estão os dançarinos das festas nos grandes salões promovidas pela aristocracia europeia no século XVI. Em 1787 ganharam de Beethoven a composição entitulada Elegia à Morte de um Poodle.[5]

Índice

[editar]Visão geral das variedades

Apesar de possuir tamanhos variados entre o grande e o toy, a visível diferença reside também nos distintos cortes característicos e nomeados. Além desses, existem ainda tosas práticas, utilizadas para melhorar a qualidade de vida do cão dependendo da zona onde more[6]:


[editar]





York Shire












Rottweiler


Beagle
Basset Hound












Sharpei


Dalmata

Maltes 








Schnauzer







Cocker Spaniel Ingles









.
.
Entre outros.