sábado, 4 de fevereiro de 2012

Ave redescoberta em 2003 já se reproduz na Oceania, dizem cientistas

Petrel-das-tempestades foi considerado extinto por 150 anos.
Pesquisa apontou que 4 em cada 5 espécimes poderiam ter ovos incubados.


Uma espécie de pássaro que foi redescoberta em 2003 -- após ser considerado extinto por 150 anos -- já consegue se reproduzir em ilhas próximas a Coromandel, na Nova Zelândia, informa o jornal local “Stuff”.
O petrel-das-tempestades-da-Nova-Zelândia (Oceanites maorianus) foi reencontrado por estudiosos britânicos em 2003, na região das ilhas Mercury.
Durante experimento realizado nesta última semana, pesquisadores da Universidade de Auckland e do Departamento de Conservação do país verificaram que aves capturadas em uma rede especial deram indícios de que estariam se reproduzindo. Manchas na pele de quatro em cada cinco pássaros observados “sugeririam fortemente” a existência de ovos incubados.
Essa descoberta tem implicações importantes na liberação de financiamentos do goveno para preservação da espécie. Uma equipe de investigação vai continuar com a captura de pássaros na região até março, para entender melhor o ciclo de procriação.
Apesar dos cientistas estarem animados, o petrel-das-tempestades-da-Nova-Zelândia ainda corre risco de desaparecer da natureza.
Pássaro (Foto: Reprodução)Exemplar do petrel-das-tempestades-da-Nova-Zelândia, considerado extinto há 150 anos e que está em intenso processo de reprodução. 

Nenhum comentário: