terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Crítico abandono de gatos na Lagoa do Taquaral em Campinas


Um dos principais cartões postais da cidade de  se tornou cenário de um dos casos mais críticos de  de animais. Há cerca de um ano, o número crescente de  habitando o Parque Portugal, que envolve a Lagoa Isaura Teles Alves de Lima, conhecida como “Lagoa”, chamou a atenção da mídia local para a situação e mobilizou protetores e voluntários que passaram a dedicar-se a cuidar dos animais.
gatos abandonados no cartão postal de Campinas
Foto de “Gatos da Lagoa Taquaral”
Os gatos que habitam o local foram castrados por voluntários e ONGs, evitando sua procriação, mas a gravidade do problema só aumentou quando novos gatos passaram a surgir no local, deixando claro que aquele se tornou um ponto de abandono na cidade. A prefeitura de Campinas declara ter tomado as medidas preventivas na época, instalando placas conscientizando que o abandono de animais é crime e aumentando o número de guardas municipais nos portões do parque, mas a verba prometida para castrações não foi liberada e as feiras de adoção de animais que acontecem no local não conseguem dar conta do grande número de animais que estima-se ser mais de 200. Além disso, a maioria dos gatos lá presentes são ariscos e não permitem a captura tão facilmente.
Animais abandonados em Campinas
Foto de “Gatos da Lagoa Taquaral”
Com a falta de apoio da prefeitura à causa, pessoas sensibilizadas com a situação dos animais passou a ajudá-los. Diariamente uma equipe de voluntários vai ao local alimentar os animais e até chegaram a fazer casinhas para o abrigo dos bichanos, mas essa boa ação acaba gerando outro problema: o surgimento de mais gatos, focos de procriação do mosquito da dengue e mais animais abandonados, uma vez que sabe-se que lá serão alimentados. Os voluntários da Lagoa recebem pouca ou nenhuma ajuda para alimentar cerca de 200 gatos ali presentes. ”A prefeitura compra a ração dos patos, mas ignora os gatos. O pior é que os patos ainda se alimentam da ração que damos aos gatos, dificultando ainda mais a situação.” declarou Maria Celia, voluntária do local. Os voluntários ainda precisam pagar a castração dos novos gatos que aparecem no local com seus próprios recursos.
Para mostrar o trabalho que realizam, receber ajuda, doações e até mesmo contatos de interessados nos gatinhos, a equipe criou uma página no Facebook que relata o dia-a-dia dos voluntários e suas dificuldades. Ainda publicam as fotos dos animais que estão na lagoa e podem ser adotados, além dos que se encontram em situações onde precisam de cuidados especiais, como em caso de animais machucados, com alguma deficiência ou filhotes recém nascidos abandonados sem a mãe. Para conhecer mais sobre o caso dos Gatos da Lagoa do Taquaral, clique aqui e acompanhe a fan page.
Gatos abandonados preocupam Campinas
Foto de “Gatos da Lagoa Taquaral”
O Taquaral em Campinas é um bairro de classe média alta e possui um parque com área de 165.830m². O parque é usado para caminhadas, passeios de famílias e crianças. Antigamente o parque era habitado por capivaras que foram removidas e até hoje seu paradeiro é uma incógnita. Existem boatos que alegam que algumas foram exterminadas e outras enviadas para uma área determinada pelo IBAMA. A população que protege os gatos teme que eles recebam o mesmo destino que as capivaras no passado.
Infelizmente este é um caso onde a solução não será tão rápida nem simples, mas espera-se que uma medida humana e consciente em relação aos gatos seja tomada e mude essa triste situação

Nenhum comentário: