terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Tráfico de tigres: mais uma vez na Tailândia


“A polícia tailandesa prendeu um suposto traficante de animais que transportava 16 de tigre em seu veículo, informou neste sábado a imprensa local.
Um dos filhotes apreendidos na  / Foto: Daily News
O suspeito, de 52 anos, foi descoberto durante uma blitz policial na província de Khon Kaen, no noroeste da Tailândia, na fronteira com o Laos, segundo o jornal ‘Bangcoc Post’.
Os felinos, com idade entre seis semanas e dois meses, estavam escondidos dentro do veículo presos em diferentes jaulas. A polícia disse que o prisioneiro, que responderá pelas acusações de posse ilegal e  de espécies em perigo de , declarou que uma pessoa tinha pagado 15.000 bat (US$ 500) para ele transportar os animais.” – texto da matéria “Homem que escondia 16 filhotes de tigre é preso na Tailândia”, publicada em 27 de outubro de 2012 pelo site da revista Exame
Em 10 de janeiro de 2012, o Fauna News publicou “Mais uma apreensão de peles e ossos de . O felino tende a desaparecer”. O post relatou outra apreensão na Tailândia, mas, na oportunidade, foram encontrados somente as peles e os ossos dos animais:
Atualmente, a demanda pelas partes de tigres é grande na , onde os ossos do animal são usados em remédios. No restante da  também há localidades onde populações consideram que bigodes, garras e dentes trazem proteção e sorte. No sudeste do continente, com destaque para o Vietnã e a Tailândia, estão os grandes centros desse tráfico.
No início de 1900, os tigres eram encontrados em toda a Ásia e sua população era de mais de 100 mil animais. As estimativas atuais indicam que menos de 3.200 permanecem em estado selvagem.  A caça ilegal, principalmente para obter sua pele e ossos para uso decorativo ou medicinal, é uma das principais causas do declínio do animal.
De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), a maioria das subespécies dos tigres tem sua população em declínio.

Nenhum comentário: